A PALAVRA DE DEUS NA MISSÃO DA IGREJA
Posted by diocese on agosto 14th, 2012
Palestra do Pe. Leonardo Henrique no Retiro das SMP’s
No retiro missionário, ocorrido dia 11 de agosto, Padre Leonardo conduziu a primeira reflexão sobre a Palavra de Deus na Missão da Igreja. Ele iniciou seu discurso afirmando a alegria de fazer parte desta grande comunidade que compartilha a mesma fé, “o fato de termos o mesmo Senhor, o mesmo Mestre, aquele que é o sentido das nossas vidas”. Ele ressaltou o fato de não sermos simplesmente católicos, mas missionários e nos identificamos com a missão.
Durante toda a sua fala o Pe. Léo destacou a importância da Palavra na missão. Ele recordou a expressão do Pe. Luís Mosconi que diz: “Missionário sem Bíblia não presta!” Neste sentido, sugeriu as seguintes passagens da Escritura: Gn 1,1; Ex 33,10; Jo 1,1; Rm 10,14 e Hb 1,1. Através delas ele afirmou enfaticamente que a Palavra é o próprio Deus, isto é, trata-se do próprio Jesus Cristo, Verbo Eterno, que já existia antes de tudo. Assim o padre explicou aos fiéis que a Palavra é anterior à Escritura, ela é Deus e nada existe sem ela. A Palavra não deve ser entendida apenas como letra, mas de maneira bem mais abrangente, pois trata-se da Palavra de Deus.
A Palavra revela quem é Deus, diz quem ele é e diz quem somos nós. Revela que tudo o que Deus fez é bom e que o próprio Deus é muito bom. Como diz o salmo 8, “contemplando o céu e tudo o que existe, perguntamos, que é o homem para que Deus se interesse por ele?” Na verdade, se olharmos todo o Antigo Testamento, podemos observar que Deus sempre deseja se revelar como amigo e companheiro de seu povo, dialogando e tornando-se sempre mais próximo dos seus.
Com muita propriedade, bem fundamentado na Escritura, Padre Léo explicou a todo o povo o conceito fundamental da teologia cristã: A Divina Revelação. “Nos tempos antigos, muitas vezes e de muitos modos Deus falou aos antepassados por meio dos profetas. No período final em que estamos, falou a nós por meio do Filho” (Hb 1,1-2). Em outras palavras, Deus não se contentou em falar-nos por meio dos profetas. Ele, que é a própria Palavra, se fez carne e habitou entre nós! Logo, a Palavra não é uma mensagem, um texto, ela é uma pessoa! Por isso não podemos idolatrizar a Bíblia, pois, a Palavra não se restringe a ela! E Jesus Cristo, plenitude da Revelação de Deus, é o conteúdo de toda a Bíblia, seja do Antigo seja do Novo Testamento, toda a Escritura deseja falar dele.
Como fruto da nossa amizade com Deus, como resposta ao amor deste Deus que se revelou a nós por meio de seu Filho, devemos nos dedicar, devemos dar a nossa vida pela missão. “Como poderão invocar aquele no qual não acreditaram? Como poderão acreditar, se não ouviram falar dele? E como poderão ouvir, se não houver quem o anuncie? Como poderão anunciar se ninguém for enviado?” Rm 10,14s. “Ser cristão, ser missionário não é uma carga, um peso, mas um dom!”
Padre Leonardo encerrou sua reflexão apresentando o Documento de Aparecida e a ênfase ali bem expressa na necessidade de uma pastoral bíblica, entendida como animação bíblica da pastoral. “É fundamental nos propormos a ler toda a Bíblia! E não podemos dizer que não temos tempo!” O discípulo missionário não sobrevive sem leitura bíblica, sem círculos bíblicos, sem Escola da Fé. Além disso, e fundamentalmente, toda a Celebração da Missa é uma grande e privilegiada leitura e vivência da Palavra.